Buscar no Cruzeiro

Buscar

Coronavírus

Xangai decide impor confinamentos temporários por setor

A metrópole se tornou epicentro de uma nova onda de contágios da Covid-19 em toda China

27 de Março de 2022 às 16:17
Da Redação [email protected]
Pessoas fazem fila para serem testadas como medida contra o coronavírus em Xangai
Pessoas fazem fila para serem testadas como medida contra o coronavírus em Xangai (Crédito: Hector Retamal / AFP)

A cidade de Xangai vai impor confinamentos por setores para tentar reduzir a curva de contágio da Covid-19 que volta a atingir a China, devido à variante Ômicron - informaram autoridades locais neste domingo (27).

Com 25 milhões de habitantes, a maior cidade da China vai confinar sua metade leste por cinco dias, a partir desta segunda-feira (28), para fazer testes. A partir de 1º de abril, fará o mesmo com a parte oeste.

Nos últimos dias, a metrópole se tornou epicentro de uma nova onda de contágios em toda China, a qual começou a se acelerar no início de março.

A Comissão Pública de Saúde anunciou 4.500 novos casos nas últimas 24 horas, mais de mil a menos do que o registrado nos dias anteriores, mas muito acima dos números dos últimos dois anos.

Até agora, Xangai evitou adotar um confinamento total, porque as autoridades consideram imperativo manter abertos tanto o porto quanto o centro financeiro da cidade, para proteger a economia nacional e internacional.

Embora seja muito menor do que em outros países, o número atual de infecções é um dos mais altos na China desde o início da pandemia da Covid-19 em Wuhan, em dezembro de 2019. (AFP)