Buscar no Cruzeiro

Buscar

Guerra

Ucrânia diz ter imposto baixas aos russos

27 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Militares ucranianos preparam míssil sueco-britânico.
Militares ucranianos preparam míssil sueco-britânico. (Crédito: ANATOLII STEPANOV / AFP)

 

Segundo relatório das forças armadas ucranianas, divulgado neste sábado (26), a Rússia tem sofrido severas baixas durante a invasão dos últimos dias. Os militares ucranianos afirmam que o inimigo já perdeu 3.500 soldados, 14 aviões, oito helicópteros, 102 tanques, 536 veículos armados BBM, 15 metralhadoras pesadas e um míssil BUK em seu ataque ao país.

Além disso, a Ucrânia afirma que vem barrando avanços russos em todas as frentes. Segundo as forças armadas ucranianas, a Rússia falhou em tentativas de usar tanques e outros veículos militares para romper as defesas de Kiev.

As forças ucranianas também teriam impedido uma ofensiva russa na região de Kharkiv, onde a luta continua. Na cidade de Okhtyrka, a defesa estaria resistindo em uma guerra urbana.

As informações ainda indicam que os sistemas de defesa aérea teriam repelido com sucesso ataques de jatos russos, enquanto a força aérea ucraniana teria causado sérios danos a soldados e equipamentos militares do inimigo em Kiev, Chernigov e na região de Kherson.

Reforço alemão

O chanceler alemão, Olaf Scholz, anunciou ontem que enviará à Ucrânia 1.000 armas antitanque e 500 mísseis terra-ar. Em seu Twitter, Scholz afirmou: “O ataque russo marca um ponto de virada. É nosso dever fazer o possível para apoiar a Ucrânia em sua defesa contra o exército invasor de #Putin.”

Outros países também vêm oferecendo armamentos e apoio militar para a Ucrânia. Já na sexta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, instruiu o Departamento de Estado a enviar $ 350 milhões (o equivalente a cerca de R$ 1,8 bilhão) em armamento para os exércitos ucranianos. (Estadão Conteúdo)