Buscar no Cruzeiro

Buscar

Crise na Ucrânia

Tropas russas fecham o cerco a Kiev

Invasores também tomaram o controle da usina de Chernobyl; presidente Zelensky fala em 137 mortos

25 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Homem abraça o corpo de um familiar morto em ataque.
Homem abraça o corpo de um familiar morto em ataque. (Crédito: ARIS MESSINIS / AFP)

As tropas russas invadiram a Ucrânia na madrugada desta quinta-feira (24), em uma ofensiva geral que as aproximou da capital, Kiev. Os ataques aéreos e terrestres deixaram dezenas de mortos e quase 100 mil deslocados, levando a um endurecimento das sanções ocidentais em resposta.

Os militares russos tomaram uma base aérea estratégica perto de Kiev, assim como a área da usina de Chernobyl, ainda contaminada pela radioatividade do acidente nuclear de 1986, quando a Ucrânia fazia parte da agora desmembrada União Soviética.

A base aérea de Gostomel caiu após um ataque realizado por soldados chegados de helicóptero de Belarus, país aliado da Rússia, relataram testemunhas. “Os helicópteros chegaram e começaram os combates. Atiravam com metralhadoras e lança-granadas”, disse uma das testemunhas, Serguiy Storojouk. Esse aeródromo pode servir como posto avançado para o lançamento de uma ofensiva contra Kiev.

Um membro de um serviço de inteligência ocidental estimou que a Rússia tem agora “completa superioridade aérea”, já que o governo de Kiev não tem mais recursos contra esse tipo de ofensiva.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou a morte de pelo menos 137 cidadãos ucranianos no primeiro dia da invasão russa ao país. “137 heróis, nossos cidadãos” perderam a vida, disse o presidente em um vídeo publicado no site do governo. Ele acrescentou que outros 316 ucranianos ficaram feridos nos combates.

Zelensky lamentou que seu país foi deixado “sozinho” para se defender da invasão russa. “Nos deixaram sozinhos para defender nosso Estado”, afirmou em um vídeo publicado na conta presidencial.

Tomada de Chernobyl

A Ucrânia anunciou ontem que as forças russas tomaram a usina nuclear de Chernobyl após uma batalha “feroz” no primeiro dia da ofensiva russa. “Depois de uma batalha feroz perdemos o controle de Chernobyl”, afirmou o conselheiro-chefe do gabinete do presidente, Mikhailo Podoliak. Os combates foram próximos ao depósito de resíduos nucleares da usina acidentada em 1986.

Após a perda de controle desta área, altamente contaminada, não se sabe o estado das instalações da usina, da cobertura que isola o reator danificado e de um depósito para combustível nuclear, disse o alto funcionário. “Não é possível dizer que a usina nuclear está a salvo”, acrescentou Podoliak.

Refúgio

A Polônia abrirá em breve os primeiros nove “centros de recepção” para refugiados ucranianos, diante da perspectiva de uma onda de pessoas fugindo do ataque russo, anunciou o ministro do Interior polonês, Mariusz Kaminski. Além disso, o país está preparado para receber “milhares de feridos” se necessário. A Hungria e a Romênia serão outros prováveis destinos de uma inevitável onde de refugiados. (AFP)