Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Últimos anos da estação

05 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Lançada em 1998, Nasa faz planos para aposentar a Estação Espacial Internacional no final de 2030.
Lançada em 1998, Nasa faz planos para aposentar a Estação Espacial Internacional no final de 2030. (Crédito: DIVULGAÇÃO/NASA)

A Nasa, agência espacial americana, anunciou plano de desativar a Estação Espacial Internacional (EEI) no fim de 2030. Lançada em 1998, a estação deve entrar em combustão quando atingir a atmosfera da Terra e seus restos serão direcionados ao Point Nemo, um ponto afastado de civilizações no Oceano Pacífico. Até lá, entretanto, a Nasa pretende fortalecer parcerias com o setor privado para investimentos na investigação espacial.

Com o tamanho aproximado de um campo de futebol (109,7 metros de comprimento por 48,9 metros de largura), a EEI é habitada continuamente por astronautas desde 2000. Quando lançada, esperava-se que tivesse só 15 anos de vida útil, mas esse prazo foi continuamente renovado por meio de reparos e investimentos. Agora, a Nasa afirma que há grande confiança de que a vida útil possa ser estendida até 2030, mas isso ainda depende de novas análises. A agência segue investigando problemas técnicos na porção russa do laboratório espacial, reportados em 2021.

A ideia é que exista pelo menos uma estação de investigação espacial privada ativa e operando até que a EEI seja desativada. Assim, a transição não causaria prejuízo às pesquisas em curso. Um dos planos mais ambiciosos da Nasa é o envio da primeira missão humana a Marte, prevista para a década de 2030. (Estadão Conteúdo)