Buscar no Cruzeiro

Buscar

Exterior

Coreia do Sul testa robôs como assistentes na pré-escola

O "Alpha Mini" pode dançar, cantar, recitar histórias e até mesmo ensinar movimentos de kung fu

25 de Novembro de 2021 às 09:21
Cruzeiro do Sul [email protected]
Coreia do Sul testa robôs como assistentes na pré-escola
Coreia do Sul testa robôs como assistentes na pré-escola (Crédito: WALLACE / AFP)

A Coreia do Sul começou a testar pequenos robôs do tamanho de uma jarra como assistentes de professores na pré-escola, um projeto-piloto para ajudar a preparar a próxima geração para um futuro altamente tecnológico.

Com apenas 23 centímetros de altura, o "Alpha Mini" pode dançar, cantar, recitar histórias e até mesmo ensinar movimentos de kung fu enquanto as crianças imitam suas flexões e equilíbrios com apenas uma perna.

"Os robôs ajudam com a criatividade das crianças", afirmou a professora Byun Seo-yeon à AFP durante uma visita à escola Maru, da capital sul-coreana.

O aparelho pisca os olhos, cujas pupilas assumem a forma de corações durante a conversa. Com uma câmera no capacete, ele tira fotos e envia diretamente para visualização em um tablet.

"No futuro, saber como administrar a inteligência artificial e ferramentas relacionadas será muito importante", declarou à AFP Han Dong-seog, do departamento de cuidado infantil do governo de Seul.

Os robôs estão sendo testados em 300 unidades de pré-escola e centros infantis de Seul. O governo recomenda o programa para crianças de três a cinco anos.

"Acreditamos que ter esta experiência terá um efeito duradouro em sua juventude e como adultos", disse Han. (AFP)