Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia

OMS teme 700 mil mortes adicionais na Europa até março

24 de Novembro de 2021 às 00:01
AFP
A Áustria adotou lockdown que tem deixado as ruas vazias.
A Áustria adotou lockdown que tem deixado as ruas vazias. (Crédito: JOE KLAMAR / AFP)

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) teme que o avanço da pandemia de coronavírus na Europa provoque 700 mil mortes adicionais até março, caso a tendência atual persista. Com isso, número total de óbitos por Covid-19 chegaria a 2,2 milhões na região.

Em um comunicado, a OMS informou que se espera uma alta, ou extrema, pressão sobre as unidades de terapia intensiva (UTI) “em 49 dos 53 países que integram a região, de agora até 1º de março de 2022” e que “as mortes acumuladas contabilizadas devem superar 2,2 milhões até a primavera” (hemisfério norte, outono no Brasil).

A Covid-19 provocou 1,5 milhão de mortes até o momento na Europa. Segundo dados oficiais, as mortes ligadas ao coronavírus dobraram desde o final de setembro, passando de 2.100 por dia para cerca de 4.200, em média, na Europa.

Com uma frase impactante, o ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, alertou na segunda-feira que no final do inverno todos estarão “vacinados, curados ou mortos” devido à disseminação da variante delta no país.

Para a OMS, o aumento de casos se explica pela combinação de três fatores: virulência da variante delta, altamente contagiosa; vacinação insuficiente; e flexibilização das restrições sanitárias.

“A situação na Europa e na Ásia Central é muito séria. Enfrentamos um inverno cheio de desafios”, afirmou o diretor da OMS para a Europa, Hans Kluge. (AFP)