Buscar no Cruzeiro

Buscar

Política

Governo argentino perde controle do Congresso

A coalizão governista Frente de Todos teve uma recuperação em vários distritos em comparação com o revés nas primárias

16 de Novembro de 2021 às 00:29
Cruzeiro do Sul [email protected]
placeholder
placeholder

A coalizão Frente de Todos, do presidente argentino Alberto Fernández, perdeu a maioria no Senado e ficou sem o controle do Congresso, o que a obrigará a buscar consenso com a oposição para alcançar a governabilidade nos próximos dois anos.

A coalizão governista Frente de Todos (peronismo de centro-esquerda) teve uma recuperação em vários distritos em comparação com o revés nas primárias de setembro, mas não foi o suficiente para manter uma maioria simples no Senado (37 de 72 senadores), ao perder seis dos 41 assentos que tinha.

Sob pressão para chegar a um novo acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), esta será a primeira vez, desde a volta da democracia em 1983, que o peronismo não terá maioria no Senado.

Neste contexto, em tom lento e conciliador, o presidente anunciou que se dirigiria em breve “aos representantes da vontade popular e das forças políticas que eles representam, para acordar uma agenda compartilhada. Uma oposição responsável e aberta ao diálogo é uma oposição patriótica. Nosso povo precisa desse patriotismo”, disse Fernández. (AFP)