Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Putin nega relação da Rússia com crise na fronteira de Polônia

14 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Reprodução de vídeo mostra policiais poloneses na fronteira.
Reprodução de vídeo mostra policiais poloneses na fronteira. (Crédito: REPRODUÇÃO / AFP (13/11/2021))

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, negou ontem que Moscou tenha ajudado a orquestrar uma crise que deixou centenas de migrantes do Oriente Médio bloqueados na fronteira entre Belarus e Polônia.

“Quero que todo o mundo saiba. Não temos nada a ver com isto”, declarou o presidente em uma entrevista ao canal Vesti, depois que a Polônia e outros países ocidentais acusaram o governo russo de ter orquestrado com governo de Belarus o envio de migrantes à fronteira.

O presidente russo responsabilizou os países ocidentais pela crise, ao afirmar que suas políticas no Oriente Médio estimulam o desejo dos imigrantes de viajar ao continente europeu.

A líder da oposição bielorrussa Svetlana Tikhanovskaya, que fugiu do país depois de reivindicar a vitória nas eleições presidenciais do ano passado, escreveu no Twitter, em referência a Lukashenko: “Não pode existir nenhum diálogo com o ditador que tenta chantagear os países democráticos”.

Belarus afirma que quase 2 mil pessoas -- incluindo mulheres e crianças -- permanecem na área de fronteira. A Polônia cita, no entanto, entre 3 mil e 4 mil e alega que a cada dia chegam mais migrantes. O governo polonês não permite que atravessem a fronteira e acusa Belarus de impedir a saída do grupo da região. (AFP)