Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia

Europa puxa números da Covid para cima

29 de Outubro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Tedros Adhanom Ghebreyesus. (Crédito: FABRICE COFFRINI / AFP)

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou ontem para o fato de que os números de casos e mortes pela Covid-19 aumentam agora no mundo pela primeira vez em dois meses. A piora no quadro é puxada pela situação na Europa, que se sobrepõe a recuos nos números de outras regiões. “Esse é mais um lembrete de que a pandemia da Covid-19 está longe do fim”, afirmou.

Ghebreyesus argumentou que a pandemia persiste “em grande medida por causa do acesso desigual aos instrumentos” para combater o vírus. Segundo ele, testes foram aplicados nos países ricos 80 vezes mais do que nos de renda baixa e as vacinas, 30 vezes mais na mesma comparação. “Se as 6,8 bilhões de doses de vacinas administradas globalmente até agora tivessem sido distribuídas de modo igualitário, teríamos já atingido a meta de vacinar 40% da população de cada país.”

Nesse quadro, o diretor da OMS alertou que o mundo segue vulnerável ao surgimento de novas variantes do vírus. (Estadão Conteúdo)