Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Primeiro-ministro do Sudão está em prisão domiciliar após golpe militar

Militares sudaneses prenderam hoje diversos membros do governo, bloquearam pontes e cortaram o acesso à internet do país

25 de Outubro de 2021 às 08:47
Estadão Conteúdo [email protected]
Um sudanês segura um cartaz contra o primeiro-ministro
Um sudanês segura um cartaz contra o primeiro-ministro (Crédito: AFP)

O Ministério de Informação do Sudão comunicou nesta segunda-feira (25) que o primeiro-ministro, Abdulla Hamdok, está em prisão domiciliar por determinação das Forças Armadas - e que está sendo obrigado a enviar uma mensagem de apoio ao golpe militar em andamento.

Militares sudaneses prenderam hoje diversos membros do governo, bloquearam pontes e cortaram o acesso à internet do país. Em resposta, o partido pró-democracia Umma, o maior do Sudão, descreveu as detenções como uma "tentativa de golpe" e convocou os cidadãos às ruas, como forma de protesto e resistência.

A população que protesta usa a bandeira do Sudão - AFP
A população que protesta usa a bandeira do Sudão (crédito: AFP)

Segundo a rede internacional Al Jazeera, entre os presos estão o ministro da Indústria, Ibrahim al-Sheikh, e o governador da capital Cartum, Ayman Khalid.

As tensões políticas no Sudão foram reacendidas no mês passado após fracasso de outra tentativa de golpe de Estado. O país previa realizar eleições gerais em 2023, a fim de escolher o sucessor do ditador Omar Al-Bashir, derrubado em 2019.

As prisões ocorreram ao mesmo tempo em que o principal grupo pró-democracia do país convoca manifestações de rua. Há relatos de cortes de acesso a serviços de telefonia e internet em diversas partes do território sudanês.

Um manifestante sudanês veste a bandeira nacional enquanto faz o símbolo 'V' de vitória com as mãos - AFP
Um manifestante sudanês veste a bandeira nacional enquanto faz o símbolo 'V' de vitória com as mãos (crédito: AFP)

Em setembro, uma tentativa de golpe militar bancada por islamitas conservadores foi abortada. Desde então, manifestações de rua têm sido constantes no país.

No fim de semana, o enviado especial dos Estados Unidos para a região, Jeffrey Feltman, se reuniu com lideranças civis e militares do Sudão em busca de uma solução para a disputa entre os grupos. (Com informações da Associated Press).

Os manifestantes queimaram objetos para bloquear a via - AFP
Os manifestantes queimaram objetos para bloquear a via (crédito: AFP)

Galeria

Confira a galeria de fotos