Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Expulsos defendiam opositor na Turquia

24 de Outubro de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.
Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan. (Crédito: MURAT CET NMUHURDAR / PPO / via REUTERS)

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou como “personas non gratas” dez embaixadores de países como EUA, Alemanha e França, que na semana passada defenderam a libertação imediata de um ativista de oposição. Na prática, eles serão convidados a deixar o país.

“Dei a ordem necessária para nosso ministro das Relações Exteriores sobre o que deve ser feito. Esses dez embaixadores devem ser declarados ‘persona non grata’ de uma só vez. Vocês verão isso imediatamente”, afirmou Erdogan, em discurso na cidade de Eskisehir. “Eles vão conhecer e entender a Turquia.”

O caso gira em torno da prisão, em 2017, do ativista político e filantropo Osman Kavala. Ele é acusado pela Justiça de financiar os protestos iniciados em maio de 2013, que varreram a Turquia com palavras contra o presidente Erdogan, e deixaram mais de vinte mortos pelo país, além de quase cinco mil presos.

No ano passado, a prisão dele foi suspensa, mas ele acabou novamente detido dias depois, agora também por acusações relacionadas à suposta participação na tentativa de golpe ocorrida em 2016. (Da Redação)