Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

OMS aprova primeira vacina contra malária

07 de Outubro de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Tedros Adhanom.
Tedros Adhanom. (Crédito: LUDOVIC MARIN / AFP)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou ontem (6) a vacina contra a malária RTS,S/AS01, a primeira contra essa doença transmitida por mosquitos e que todo ano mata mais de 400.000 pessoas, sobretudo crianças africanas.

A doença, da qual se tem registro desde a antiguidade, manifesta-se através de febre, dores de cabeça e musculares, seguidas de outros sintomas cíclicos como calafrios, aumento da temperatura corporal e sudorese.

A cada dois minutos, uma criança morre de malária no mundo, segundo a OMS. “É um momento histórico. A tão esperada vacina contra a malária para as crianças é um grande avanço para a ciência, a saúde infantil e o combate à malária”, declarou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em um comunicado.

“O uso desta vacina, além das ferramentas existentes para prevenir a malária, poderia salvar dezenas de milhares de vidas de menores a cada ano”, acrescentou.

A “RTS,S” é uma vacina que age contra o parasita Plasmodium falciparum, transmitido pelo mosquito mais mortal do mundo e frequente na África.

Apesar de representar uma ótima notícia para todo o mundo, ela provavelmente não será utilizada no Brasil, onde houve cerca de 130 mil casos e menos de 30 óbitos pela enfermidade em 2020. Isso porque o agente causador da maioria das infecções por aqui é o Plasmodium vivax, protozoário sobre o qual o novo produto aprovado não tem efeito. (Da Redação)