Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Chega ao mar lava do vulcão de La Palma

30 de Setembro de 2021 às 00:01
AFP
A lava provoca explosões ao se encontrar com o mar.
A lava provoca explosões ao se encontrar com o mar. (Crédito: SUNSETS SWEDEN / AFP)

A lava expelida pelo vulcão da ilha La Palma, que entrou em erupção há mais de uma semana, chegou ao mar na noite de terça-feira (28), anunciou o Instituto Vulcanológico das Canárias (Involcan). A ilha faz parte das Canárias, um arquipélago espanhol no Atlântico.

A TV regional mostrou imagens noturnas do fluxo de lava entrando em contato com a água, enquanto produzia grande quantidade de fumaça. O momento, esperado há dias, gera inquietação porque o contato da lava a mais de 1.000 graus centígrados com o mar poderia provocar explosões, ondas de água fervente e inclusive tóxicas, segundo o site do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Por causa da erupção, mais de 6.000 pessoas tiveram que deixar suas casas, mas não foram registrados nem mortos, nem feridos. Como precaução, os moradores das áreas mais próximas foram confinados para evitar o contato com os gases tóxicos. As casas estão a dois quilômetros.

O fluxo de lava já devastou 656 edificações -- nem todas residências -- e cobriu 268 hectares nesta ilha de 85.000 habitantes, que vive do cultivo da banana e do turismo.

Voos retomados

O aeroporto de La Palma recebeu seu primeiro voo ontem (29), após ter sido paralisado no sábado pelas cinzas do vulcão. “Retomamos os voos para La Palma! Confirmamos a aterrissagem do voo NT621 (Tenerife Norte-La Palma) às 13h30 (horário local)”, anunciou a companhia aérea Binter nas redes sociais.

Ainda ontem eram esperados outros voos, todos procedentes de outras ilhas do arquipélago das Canárias, o que possibilitará acelerar a chegada de material à ilha. A direção do vento, que carrega as cinzas, determinará em grande parte o estado do aeroporto, disse o vulcanologista Arnau Folch. (AFP)