Buscar no Cruzeiro

Buscar

Exterior

Lockdown no Vietnã atinge grandes marcas mundiais

Marcas globais como Nike e Gap se tornaram dependentes dos fabricantes do país do Sudeste Asiático

29 de Setembro de 2021 às 10:04
AFP
Lockdown rígido e prolongado adotado pelo Vietnã causou escassez de produtos entre marcas globais como Nike
Lockdown rígido e prolongado adotado pelo Vietnã causou escassez de produtos entre marcas globais como Nike (Crédito: JUSTIN SULLIVAN / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)

O lockdown rígido e prolongado adotado pelo Vietnã para combater o coronavírus causou uma escassez de produtos entre marcas globais como Nike e Gap, que se tornaram dependentes dos fabricantes do país do Sudeste Asiático.

Claudia Anselmi, diretora italiana da Hung Yen Knitting & Dyeing, peça-chave na cadeia de abastecimento de vários gigantes têxteis europeus e americanos, se preocupa diariamente com a continuidade da operação da fábrica.

Sua produção caiu 50% quando a última onda do vírus atingiu o Vietnã na primavera, e ela luta para conseguir o fio para seu tecido sintético.

"No início faltava gente (para trabalhar) porque todo mundo estava preso em casa", disse Anselmi, cuja empresa produz tecidos usados em roupas esportivas e de banho para marcas como Nike, Adidas e Gap.

Agora, "as restrições às viagens prejudicam a logística de entrada e saída (de produtos). Isso causa longos atrasos", comentou à AFP