Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Presidente do Conselho Europeu pede fim da ‘guerra contra a natureza’

25 de Setembro de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
Charles Michel, presidente do Conselho Europeu.
Charles Michel, presidente do Conselho Europeu. (Crédito: STEPHANIE LECOCQ / POOL / AFP (21/7/2020))

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, disse ontem (24), em discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, que o mundo está em um ponto de virada na história. “Estamos em uma guerra global, sem exércitos e opositores”, afirmou, em referência à crise climática. “É hora de pararmos essa guerra contra a natureza.”

“Sabemos que nem todos os países estão no mesmo ponto na agenda sustentável”, disse Michel. “Países industrializados mostraram suas responsabilidades em apoiar os que estão em desenvolvimento.”

No que tange à geopolítica, Charles Michel afirmou que a crise no Afeganistão é uma “falha” para a comunidade internacional. “Uma coisa é certa: o fim das operações militares não é o fim do compromisso da União Europeia com o Afeganistão.” Michel também observou que as democracias ao redor do mundo estão sob pressão interna e externa.

Fluxos financeiros

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu nesta sexta a mobilização de fluxos financeiros internacionais para o investimento em energia renovável. “Não temos tempo a perder na transição energética”, alertou o mandatário durante o evento “Diálogo de Alto Nível sobre Energia 2021”, da ONU. Sousa disse que o governo português está decidido a cooperar internacionalmente na luta contra a mudança climática. Ele também reafirmou o compromisso do país de zerar as emissões líquidas de carbono até 2050. (Estadão Conteúdo)