Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Líderes defendem ‘Pacífico livre’ em recado direto ao governo chinês

25 de Setembro de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos.
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos. (Crédito: Jim WATSON / AFP (24/9/2021))

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, recebeu ontem (24) na Casa Branca o primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison; o da Índia, Narendra Modi; e o do Japão, Yoshihide Suga. Nas declarações iniciais do evento, vários dos líderes presentes, entre eles Biden, enfatizaram a importância de um “Pacífico livre”, em um aparente recado à China.

Os quatro países formam um grupo chamado “Quad”, criado inicialmente em 2007 para ser um “Arco Asiático de Democracia”. Após um período de hibernação, o grupo foi retomado em 2017. Em sua fala ontem, Biden destacou o esforço para a produção de vacinas pelo mundo, com os EUA ajudando a Índia a produzir mais 1 bilhão de doses do imunizante contra a Covid-19.

O premiê australiano ressaltou o fato de o quarteto ser formado por “democracias liberais” e falou em um Pacífico “livre e estável”. O primeiro-ministro da Índia também exaltou a cooperação.

Mea culpa

Joe Biden prometeu ontem que haverá “consequências” para os agentes fronteiriços flagrados atacando a cavalo imigrantes haitianos. O episódio foi classificado como “escandaloso”, em meio a fortes críticas por sua gestão da fronteira sul.

Biden assumiu a responsabilidade pelos atos. “Claro que assumo. Eu sou o presidente. Foi horrível ver gente sendo tratada dessa maneira”, disse. “É uma vergonha. Envia a mensagem errada para todos. Não somos assim”. (Estadão Conteúdo)