Buscar no Cruzeiro

Buscar

Afeganistão

Talebans prometem permitir saída de americanos após 31 de agosto

26 de Agosto de 2021 às 00:01
AFP
Milhares tentam fugir do novo governo do Taleban.
Milhares tentam fugir do novo governo do Taleban. (Crédito: WAKIL KOHSAR / AFP (21/8/2021))

Os talebans se comprometeram a permitir que cidadãos americanos e afegãos em risco deixem o Afeganistão após 31 de agosto, anunciou ontem (25) o secretário de Estado americano, Antony Blinken.

Em coletiva de imprensa em Washington, DC, o chefe da diplomacia do governo do democrata Joe Biden afirmou que “os talebans assumiram compromissos públicos e privados para proporcionar e permitir uma passagem segura aos americanos, aos cidadãos de países terceiros e aos afegãos em risco a partir de 31 de agosto”.

Blinken declarou aos jornalistas que pelo menos 4.500 cidadãos americanos dos 6.000 que queriam deixar o país já foram retirados. Assim, segundo estimativas, restariam cerca de 1.500 americanos a ser evacuados do Afeganistão. Com 500 deles existe um “contato direto” próximo, afirmou Blinken. “Estamos em contato ativo com eles várias vezes por dia através de múltiplos canais de comunicação”.

Na terça-feira (24), o presidente Joe Biden disse que a ponte aérea de retirada, liderada pelos Estados Unidos a partir do superlotado aeroporto de Cabul, capital afegã, deve terminar em breve devido à ameaça crescente do braço afegão do grupo Estado Islâmico.

Até agora, quase 60 mil pessoas, entre estrangeiros e afegãos, foram evacuadas do país a partir do aeroporto de Cabul desde 14 de agosto, a maioria delas em voos militares americanos. Mas uma multidão continua reunida do lado de fora das instalações, esperando a oportunidade de sair do país. (AFP)