Buscar no Cruzeiro

Buscar

Afeganistão

Biden confirma saída de tropas até dia 31

25 de Agosto de 2021 às 00:01
AFP
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. (Crédito: Angela Weiss / AFP (9/11/2020))

O presidente Joe Biden disse ontem que os Estados Unidos querem concluir sua retirada total do Afeganistão em 31 de agosto e devem fazê-lo rapidamente devido ao risco crescente de ataques terroristas.

“Quanto antes terminarmos, melhor”, disse Biden sobre o plano de retirar civis americanos, afegãos e soldados dos Estados Unidos depois que os talebans tomaram Cabul. “Cada dia da operação aumenta os riscos para nossas tropas”, acrescentou.

Biden disse ter analisado nesta terça a situação com os líderes do Grupo dos Sete (G7) e que estes concordaram em “manter a colaboração para retirar as pessoas da forma mais eficiente e segura”.

“Estamos em vias de concluir em 31 de agosto” a retirada, disse Biden, que tem sido pressionado por vários líderes europeus a prorrogar esta data limite para proteger todos os que querem fugir dos talebans.

Ele também informou que o cumprimento da data limite de 31 de agosto está condicionado “a que os talebans continuem cooperando e permitam quem estamos transportando chegar ao aeroporto”.

“Pedi ao Pentágono e ao Departamento de Estado planos de contingência para ajustar o calendário, se necessário”, disse Biden.

Até agora, os talebans “têm dado passos para trabalhar junto conosco”, disse Biden, assegurando, no entanto, que há “risco agudo e crescente de um ataque de um grupo terrorista conhecido como ISIS-K” ou Estado Islâmico-Khorasan. (AFP)