Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Milhares ainda tentam deixar o Afeganistão

21 de Agosto de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Os Estados Unidos retiraram mais de 13 mil pessoas do País.
Os Estados Unidos retiraram mais de 13 mil pessoas do País. (Crédito: US AIR FORCE)

Em uma tentativa desesperada de deixar o Afeganistão, milhares de pessoas se aglomeram em torno do aeroporto de Cabul. Desde domingo (15), uma ponte aérea mobiliza aviões de todo mundo para retirar diplomatas, outros estrangeiros e afegãos. Soldados americanos controlam o interior do local mas, o entorno do aeroporto é estreitamente vigiado pelo Taleban.

Em coletiva de imprensa após discursar na Casa Branca ontem (20), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que o foco, agora, é retirar os cidadãos americanos e outras pessoas que contribuíram com os EUA do Afeganistão, disse Biden. Segundo disse, a operação é arriscada e não tem como garantir que ela ocorrerá sem risco de perda de vidas, mas prometeu que moverá todos os recursos disponíveis para executá-la. Segundo ele, o governo americano está em contato próximo com o Taleban para garantir a saída segura de cidadãos dos EUA.

Desde a segunda-feira, os EUA fizeram “grande progresso”, na visão de Biden, ao proteger o aeroporto de Cabul e retomar os voos de saída. Nas últimas 24 horas, 5,7 mil americanos deixaram o Afeganistão, somando ao total de aproximadamente 13 mil desde a retirada das tropas, de acordo com o mandatário. (Da Redação)