Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Afegãos protestam contra o Taleban

20 de Agosto de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Multidão saiu novamente às ruas contra regime.
Multidão saiu novamente às ruas contra regime. (Crédito: HOSHANG HASHIMI / AFP)

 

Manifestantes, incluindo muitas mulheres, saíram ontem às ruas para protestar contra o Taleban pelo segundo dia seguido, desta vez marchando em Cabul, perto do palácio presidencial. Os protestos, segundo informações de diplomatas, crescem ao mesmo tempo em que surge o primeiro foco de resistência, que estaria sendo organizada pelo ex-vice-presidente afegão, Amrullah Saleh.

A manifestação em Cabul, que reuniu cerca de 200 pessoas, foi reprimida violentamente pelo Taleban. Na cidade de Khost, os rebeldes decretaram um toque de recolher após dois dias de distúrbios. Em Asadabad, testemunhas relataram à TV Al-Jazira que duas pessoas foram mortas depois que um combatente do Taleban foi esfaqueado. Segundo a agência Reuters, a confusão começou em mais um protesto envolvendo bandeiras da república afegã.

Pelo menos três pessoas teriam morrido, de acordo com a Reuters, em manifestações semelhantes na quarta-feira. Em vídeo gravado em Jalalabad, é possível ver uma multidão carregando as bandeiras do país e, posteriormente, o som de tiros.

Otan

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) convocou para hoje, dia 20, uma teleconferência extraordinária de ministros de Relações Exteriores de nações que integram o grupo para discutir a crise do Afeganistão, dias após o grupo extremista Taleban retomar o controle do país. De acordo com comunicado agora divulgado, a reunião de chanceleres será presidida pelo secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg. (Da Redação com Estadão Conteúdo)