Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Terremoto no Haiti mata ao menos 304

O terremoto foi mais severo que o de magnitude 7 registrado 11 anos atrás no Haiti

15 de Agosto de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Tremor teve 7,2 graus de magnitude.
Tremor teve 7,2 graus de magnitude. (Crédito: AFP (14/8/2021))

Um forte terremoto de 7,2 graus de magnitude devastou o sudoeste do Haiti ontem (14) e foi sentido em todo o país, deixando pelo menos 304 mortos, informou o chefe da Defesa Civil do país, Jerry Chandler. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram centenas de prédios em ruínas, dando uma ideia da destruição.

Após o tremor, um alerta de tsunami chegou a ser emitido, mas pouco depois foi suspenso. O terremoto foi mais severo que o de magnitude 7 registrado 11 anos atrás no Haiti, matando centenas de milhares de pessoas. Desta vez, o terremoto aconteceu a 12 km da cidade de Saint-Louis du Sud, a mais de 160 km a sudoeste da capital haitiana, Porto Príncipe, a uma profundidade de 10 km, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O Haiti está atolado em crises políticas, humanitárias e de segurança. O governo está em crise, um mês após o assassinato do presidente Jovenel Moïse. Há poucos dias, o conselho eleitoral provisório do Haiti adiou o primeiro turno das eleições presidenciais, antes previsto para setembro, para 7 de novembro. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)