Buscar no Cruzeiro

Buscar

Nova York

Após renúncia de Cuomo, NY terá sua 1ª governadora

11 de Agosto de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Andrew Cuomo.
Andrew Cuomo. (Crédito: JOHANNES EISELE / AFP (10/8/2021))

O governador de Nova York, o democrata Andrew Cuomo, renunciou ontem, uma semana após uma investigação concluir que ele assediou sexualmente 11 mulheres e violou leis estaduais e federais ao criar um “clima de medo” no ambiente de trabalho. O escândalo destruiu a imagem de um dos políticos mais conhecidos dos EUA. Em seu lugar assume Kathy Hochul, a primeira mulher a governar o quarto Estado mais populoso do país.

Ironicamente, como vice-governadora, Hochul estava encarregada de uma campanha contra a violência sexual nas universidades do Estado. Aos 62 anos, ela assume o cargo em 14 dias, quando termina o período estabelecido por Cuomo, segundo ele, para assegurar uma transição tranquila de poder.

Em um anúncio televisionado de 20 minutos, o democrata de 63 anos negou ter sido desrespeitoso e garantiu que não cometeu nenhum crime, mas disse que aceita “total responsabilidade” por ter ofendido mulheres em “tentativas malsucedidas de ser afetuoso”. “A melhor maneira que posso ajudar agora é me afastar e deixar o governo”, afirmou. (Da Redação com Estadão Conteúdo)