Buscar no Cruzeiro

Buscar

Europa Mediterrânea

Incêndios na Grécia já duram 12 dias seguidos

10 de Agosto de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Moradores foram retirados da ilha de Evia, ontem.
Moradores foram retirados da ilha de Evia, ontem. (Crédito: ANGELOS TZORTZINIS / AFP)

Incêndios fora de controle, impulsionados pela pior onda de calor das últimas três décadas, vêm causando devastação em partes da Europa mediterrânea, especialmente na Itália e na Grécia. Ontem, no 12º dia consecutivo de destruição causada pelas chamas, 2 mil pessoas foram retiradas em balsas da ilha grega de Evia, a segunda maior do país, ao norte de Atenas.

Com temperaturas superiores a 45ºC, as chamas já destruíram cinco aldeias gregas e ameaçam casas de bairros no subúrbio de Atenas. Pontos turísticos famosos, como a Acrópole, tiveram de ser fechados em razão do calor e da fumaça. “Se alguém duvida que a mudança climática é real, que venha e veja a intensidade do fenômeno aqui”, disse o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis.

A situação também é dramática na Itália, principalmente na Sicília e na Calábria. Segundo autoridades italianas, 70 grandes focos de incêndios já queimaram uma área equivalente a 140 mil campos de futebol -- quatro vezes mais do que a média entre os anos de 2008 e 2020. Registros oficiais mostram um total de 12 mortos em três países: Grécia, Itália e Turquia.

Um grande incêndio também vem consumindo a Sibéria. Ontem, especialistas da Rosgidromet, agência russa de monitoramento ambiental, disseram que a fumaça causada pelas chamas já viajou 3 mil quilômetros e chegou ao Polo Norte. O fogo já queimou 34 mil quilômetros quadrados de Yakutia, região mais fria da Rússia Os incêndios já queimaram 140 mil quilômetros quadrados no país todo.

A crise fez a União Europeia montar a maior operação contra o fogo de sua história. Na Grécia, os bombeiros receberam reforços de 22 países. Helicópteros, aviões, quase 1,3 mil homens e 200 veículos foram enviados pelos governos de França, Chipre, Suécia, Espanha, Croácia, República Checa, Sérvia e Romênia. No fim de semana, Alemanha, Polônia, Áustria e Eslováquia também ofereceram ajuda.

A economia da ilha, que dependia da produção de vinho e resina, foi arrasada pelo fogo. Segundo a imprensa grega, o dano é incalculável. Os que permaneceram em Evia agora contam os estragos. “Foi a maior catástrofe da história do povoado”, disse Makis Ladogiannakis, um dos sobreviventes. (Da Redação com Estadão Conteúdo)