Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Talibãs dominam mais cidades no Afeganistão

08 de Agosto de 2021 às 00:01
AFP
placeholder
placeholder

Os talibãs assumiram ontem o controle da cidade de Sibargan (noroeste do país). É a segunda capital provincial que cai nas mãos dos insurgentes em menos de 24 horas desde a retirada das forças estrangeiras do Afeganistão, iniciada em maio.

“Infelizmente, Sibargan foi capturada pelos talibãs”, disse Qader Malia, vice-governador da província de Jawzjan, da qual a cidade é capital. Ele afirmou ainda que militares afegãos e funcionários fugiram para o aeroporto.

Os talibãs tomaram na sexta-feira uma primeira capital provincial, Zaranj, capital da província de Nimroz, perto da fronteira com o Irã, sem encontrar resistência das forças afegãs.
Se a cidade de Sibergan continuar sob controle dos talibãs, isto representará um novo revés para o governo, que recentemente fez um apelo a antigos chefes de guerra e a várias milícias para que tentem frear o avanço dos talibãs.

Desde maio, os insurgentes assumiram o controle de vastas zonas rurais e postos de fronteira cruciais em um ataque relâmpago iniciado após o anúncio da retirada das forças internacionais. (AFP)