Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Chuvas de monções causam 115 mortes na Índia

25 de Julho de 2021 às 00:01
AFP
Em Raigad, ao sul de Bombaim, 47 pessoas morreram e buscas a sobreviventes continuam.
Em Raigad, ao sul de Bombaim, 47 pessoas morreram e buscas a sobreviventes continuam. (Crédito: DIVULGAÇÃO MARINHA DA ÍNDIA / AFP (24/7/2021))

As equipes de emergência procuravam ontem, entre a lama e escombros, possíveis sobreviventes dos deslizamentos de terra e das inundações que deixaram pelo menos 115 mortos e quase 150 mil pessoas removidas de suas casas na região oeste da Índia, afetada por chuvas de monção.

Dezenas de pessoas ainda estão desaparecidas em Bombaim, o centro financeiro do país e a capital do estado de Maharashtra. As chuvas também causaram inundações no estado de Karnataka, no sudoeste, com um saldo de três mortos e 9 mil evacuados, segundo autoridades estaduais.

Em Maharashtra, mais da metade das mortes acontece em Raigad, ao sul de Bombaim, onde 47 pessoas perderam a vida.

“As operações de resgate continuam”, disse Sagar Pathak, secretário para gestão de desastres do distrito. Pelo menos 53 pessoas podem estar presas sob a lama.

A Marinha e a Aeronáutica atuaram para ajudar milhares de pessoas afetadas pelas inundações. Mas os deslizamentos bloquearam diversas estradas, sobretudo a que liga Bombaim e Goa, o que complica as operações de resgate.

Mais de 24 horas de chuvas intensas ininterruptas provocaram a cheia do rio Vashishti. Na cidade de Mahabaleshwar, cerca de 60 centímetros de água caíram em 24 horas, de acordo com serviços meteorológicos.

O chefe de Governo de Maharashtra, Uddhav Thackeray, afirmou que os serviços de emergência enfrentam dificuldades para chegar aos bairros isolados de Chiplun devido ao estado das rodovias e das pontes afetadas pelas inundações.

A Marinha mobilizou sete equipes de resgate equipadas com botes infláveis, coletes salva-vidas e boias, além de um helicóptero para resgatar pessoas bloqueadas.

O departamento meteorológico indiano colocou várias regiões do estado em alerta vermelho e informou que as chuvas devem prosseguir nos próximos dias.

Para piorar a situação, os efeitos das chuvas torrenciais de monção foram agravados pelas fortes marés e o transbordamento de várias barragens devido ao acúmulo dos depósitos, informou o governo de Maharashtra.

As inundações e os deslizamentos são frequentes na Índia durante a temporada de monção, que vai de junho a setembro. Há menos de uma semana, 34 pessoas faleceram esmagadas no desabamento de um muro durante uma tempestade.

As chuvas também provocaram inundações em um centro de tratamento de água, interrompendo a distribuição na “maioria dos distritos de Bombaim”, informaram as autoridades municipais.

A mudança climática intensifica os fenômenos de monção na Índia, segundo um estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa sobre o Impacto Climático de Potsdam (PIK). O informe alerta para possíveis consequências na alimentação, agricultura e economia em um país que abriga 20% da população mundial. (AFP)