Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Na véspera do funeral de Moïse Haiti tem protestos violentos

23 de Julho de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
País vive em instabilidade desde o assassinato do presidente no dia 7 de julho.
País vive em instabilidade desde o assassinato do presidente no dia 7 de julho. (Crédito: VALERIE BAERISWYL / AFP (9/7/2021))

Centenas de trabalhadores deixaram seus empregos no norte do Haiti na quarta-feira (2)1, depois que manifestações perto da cidade natal do presidente assassinado, Jovenel Moïse, tornaram-se violentas. Ao menos uma pessoa morreu. Bloqueios de estradas foram montados entre algumas comunidades, impedindo temporariamente a entrada ou saída de carros, enquanto colunas de fumaça subiam nas proximidades.

Muitos trabalhadores caminharam em fila única ao longo da estrada principal que conecta Quartier-Morin a Cap-Haitien, a cidade onde as homenagens a Moïse estão programados para o funeral que deve acontecer hoje (23).

Estas foram as primeiras manifestações violentas desde que Moïse foi assassinado em sua casa e ocorreram um dia depois que Ariel Henry foi empossado como o novo primeiro-ministro do país, prometendo formar um governo de consenso provisório e restaurar a ordem e a segurança. (Da Redação com Estadão Conteúdo)