Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Jeff Bezos faz viagem espacial

21 de Julho de 2021 às 00:01
Agência Brasil
Exatamente nos dias atuais estamos presenciando um marco histórico dessa nova era
Exatamente nos dias atuais estamos presenciando um marco histórico dessa nova era (Crédito: BLUE ORIGIN / DIVULGAÇÃO)

Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo, e três tripulantes voaram sobre o deserto do Texas a bordo do foguete New Shepard, empreendimento espacial de sua empresa Blue Origin, nesta terça-feira e retornaram à Terra, um voo suborbital histórico que marca o início de uma nova era no turismo espacial comercial privado.

A espaçonave ligou seus motores BE-3 para uma decolagem da Plataforma de Lançamento Um da Blue Origin, a cerca de 20 milhas (32 km) da cidade rural de Van Horn. Em uma manhã fria para o lançamento, o céu estava claro com algumas nuvens dispersas.

O voo do bilionário norte-americano de 57 anos durou cerca de 10 minutos e 20 segundos, nove dias depois que o britânico Richard Branson esteve a bordo do voo suborbital de sucesso de sua concorrente, a empresa de turismo espacial Virgin Galactic, saindo do Novo México.

Branson chegou ao espaço primeiro, mas Bezos deva ter voado mais alto -- 62 milhas (100 km) para a Blue Origin em comparação com 53 milhas (86 km) para a Virgin Galactic -- no que os especialistas chamam de o primeiro voo espacial sem pilotos do mundo, composto apenas por civis. Ele representa o primeiro voo tripulado da Blue Origin ao espaço.

Bezos, fundador da empresa de comércio eletrônico Amazon, e seu irmão Mark Bezos, se juntaram a outros dois. A aviadora pioneira Wally Funk, de 82 anos, e o recém-formado no ensino médio Oliver Daemen, de 18 anos, que juntos se tornaram, respectivamente, a pessoa mais velha e a mais jovem a chegar ao espaço. (Da Redação com Agência Brasil)