Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Cubanos estão sem acesso a redes sociais

15 de Julho de 2021 às 00:01
AFP
Manifestantes ocupam as ruas de Cuba e gritam palavras de ordem.
Manifestantes ocupam as ruas de Cuba e gritam palavras de ordem. (Crédito: ADALBERTO ROQUE / AFP)

O serviço de Internet móvel foi restabelecido ontem (14) pela manhã em Cuba, depois de três dias de interrupção após as históricas manifestações de domingo, mas era impossível acessar as redes sociais e os aplicativos de mensagens instantâneas com dados móveis, observou a AFP.

Por meio das tecnologias 3G ou 4G, o acesso ao Whatsapp, Facebook e Twitter, entre outras redes, seguia bloqueado. “É verdade que faltam dados [móveis], mas faltam medicamentos também”, respondeu na terça-feira o ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, ao ser questionado sobre o assunto.

Rodríguez acusou os Estados Unidos de realizarem uma campanha no Twitter com a hashtag #SOSCuba para incentivar o mal-estar social na ilha.

Whashington pediu na terça-feira o rápido restabelecimento de ‘todos os meios de comunicação, os digitais e os não digitais‘.

“Fechar o acesso à tecnologia, fechar os canais de informação, isso não faz nada para responder às necessidades e legítimas aspirações do povo cubano”, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price.

Ontem, a calma reinava nas ruas de Havana, mas a presença policial e militar foi reforçada consideravelmente ao redor do Capitólio, sede do Parlamento. (AFP)