Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

72 pessoas morrem após protestos na África do Sul

14 de Julho de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
(Crédito: Emmanuel Croset / AFP (13/7/2021)

Ao menos 72 pessoas morreram na África do Sul durante os tumultos que se seguiram à prisão do ex-presidente Jacob Zuma, informaram autoridades na tarde desta terça-feira, 13. Mais de 700 foram presas, acrescentaram, a maioria por atos ilegais como saques e vandalismo. A situação ainda não foi controlada.

De acordo com as autoridades, 10 pessoas foram pisoteadas até a morte durante um saque em um shopping, enquanto a polícia e os militares disparavam granadas de atordoamento e balas de borracha para tentar conter a multidão.

A violência estourou depois que Zuma começou a cumprir uma sentença de 15 meses por desacato ao tribunal na última quinta-feira, 8. Ele se recusou a cumprir uma ordem judicial para testemunhar em um inquérito que investiga denúncias de corrupção sob seu mandato, de 2009 a 2018.

A agitação se transformou em uma onda de saques nas áreas dos municípios de duas províncias, Gauteng e KwaZulu-Natal, onde uma estação de rádio comunitária foi saqueada e tirada do ar e centros de vacinação contra a Covid foram fechados. Até o momento, os tumultos não se espalharam para as outras sete províncias da África do Sul, onde a polícia está em alerta. (Da Redação com Estadão Conteúdo)