Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia

Tóquio pode entrar em novo estado de emergência

Restrição se estende por todo período dos jogos olímpicos

07 de Julho de 2021 às 11:24
AFP
Estado de emergência deve mantido até 22 de agosto. (Crédito: Arquivo / Agência Brasil )

O governo japonês planeja declarar um novo estado de emergência em Tóquio devido ao aumento dos casos de Covid-19, que em princípio se estenderá por todo o período dos jogos olímpicos, que começam em duas semanas na capital, informou nesta quarta-feira (7) a imprensa local.

"O governo decidiu declarar um quarto estado de emergência em Tóquio e comunicou sua decisão" à coalizão governante do país, informou a estação de televisão pública NHK.

O estado de emergência deve ser mantido até 22 de agosto, segundo a imprensa, período que engloba os Jogos de Tóquio, que serão realizados de 23 de julho a 8 de agosto.

Será o quarto estado de emergência decretado no Japão desde o início da pandemia. De acordo com a agência Kyodo, que cita um alto funcionário do governo, as Olimpíadas provavelmente serão disputadas sem a presença de público.

Os organizadores tomaram a decisão inédita em março de impedir a chegada de espectadores do exterior. Em junho, eles autorizaram a presença de espectadores locais, mas com 50% da capacidade do local com um limite de 10.000 pessoas.

Recentemente, os organizadores do evento esportivo alertaram para a possibilidade das provas serem realizadas a portas fechadas, já que a situação em relação à pandemia no Japão voltou a piorar.