Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19

Variante Delta preocupa na Rússia e Austrália

Identificada na Índia, cepa causou a primeira morte no Brasil

27 de Junho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Sydney, na Austrália, está sob determinação de confinamento para os moradores.
Sydney, na Austrália, está sob determinação de confinamento para os moradores. (Crédito: SAEED KHAN / AFP (26/6/2021))

A variante Delta do coronavírus se propaga pelo mundo e provoca recorde de contágios em São Petersburgo, a segunda maior cidade da Rússia, assim como o retorno do confinamento rigoroso em Sydney, na Austrália, e Bangladesh. No Brasil, a cepa provocou a primeira morte, que foi divulgada agora.

Embora o número de novos casos no mundo seja o menor desde fevereiro, a cepa detectada pela primeira vez na Índia, considerada mais contagiosa que as demais, já afeta 85 países e se expande rapidamente na população não vacinada, segundo a OMS.

A variante, identificada pela primeira vez na Índia, estava por trás do forte aumento de casos em Moscou, que parece ter se deslocado para São Petersburgo. A cidade registrou 107 mortes nas últimas 24 horas, o maior número de óbitos em apenas um dia por Covid em uma localidade russa desde o início da pandemia. Em nível nacional, a Rússia registrou neste sábado 619 mortes, seu maior número desde dezembro.

A variante Delta é o principal foco de preocupação sobre a pandemia, que provocou 3,9 milhões de mortes e infectou quase 180 milhões de pessoas no mundo.

É a cepa dominante no Reino Unido, em Portugal e na África do Sul. Na França, já representa cerca de 10% dos novos casos.

O avanço da variante está provocando o retorno das restrições inclusive em países que pareciam ter deixado para trás a crise de saúde, como Reino Unido, Israel ou Austrália, um dos países que melhor administraram a pandemia.

As autoridades australianas ampliaram para toda Sydney o confinamento que havia sido decretado inicialmente para quatro distritos da cidade, após a detecção de mais de 80 casos da variante Delta vinculados à tripulação de um voo internacional.

Brasil

No Brasil, o Ministério da Saúde informa que, até o momento, 11 casos já foram detectados, com a confirmação de uma morte. O óbito aconteceu no fim de abril, mas só foi divulgado ontem. Apenas a Região Norte continua sem incidência da variante.

Os primeiros registros da cepa no País foram confirmados em maio, entre os tripulantes do navio MV Shandong da Zhi, que atracou em São Luís. No momento, 6 dos 11 casos listados pela pasta federal são de tripulantes da embarcação. Há ainda dois casos de Apucarana (Paraná), e ocorrências isoladas nos municípios de Campos dos Goytacazes (Rio), Juiz de Fora (Minas) e Goiânia (Goiás). (AFP e Estadão Conteúdo)