Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19

OMS anuncia programa para produção de vacinas na África

O presidente da África do Sul reforçou a importância de mudar a narrativa da África como "centro de doenças e pobre em desenvolvimento"

22 de Junho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Tedros Adhanom Ghebreyesus é diretor-geral da OMS.
Tedros Adhanom Ghebreyesus é diretor-geral da OMS. (Crédito: Fabrice Coffrini / Pool / AFP (3/7/2020))

Em entrevista coletiva à imprensa da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a Covid-19, o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom, anunciou um programa que permitirá a transferência de tecnologias para produção de vacinas contra a Covid-19 na África do Sul. O continente africano tem enfrentado um aumento recente no número de casos e mortes.

Ainda na coletiva, o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, reforçou a importância de mudar a narrativa da África como “centro de doenças e pobre em desenvolvimento”.

Nos países norte-africanos, mais desenvolvidos, metade dos cidadãos estão vacinados, de acordo com o presidente. “Nós, no Sul, ainda estamos sofrendo, sofrendo com a falta de acesso a vacinas”, acrescentou. “Temos 1,2 bilhões de pessoas (em toda a África), com 60% a 70% esperando vacinas e apenas 2% já vacinadas”. “Estou orgulhoso que a OMS escolheu o consórcio liderado pela Afrigen e Biovac, uma companhia que a França tem apoiado há anos”, disse Emmanuel Macron, presidente da França. (Da Redação com Estadão Conteúdo)