Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

G7 se organiza para futuras pandemias

13 de Junho de 2021 às 00:01
AFP
(Crédito: Brendan Smialowski / Pool / AFP (12/6/2021))

Os líderes dos países do G7 debateram, ontem, grandes desafios internacionais, como a prevenção de futuras pandemias, a preocupação com a influência russa e um plano de infraestruturas para rivalizar com a China.

Após um primeiro dia de cúpula na sexta-feira (11), na Cornualha, Inglaterra, com fotos na praia e recepção com a rainha Elizabeth II, a agenda de trabalho se intensificou.

Aos chefes de Estado e de Governo da Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido se uniram hoje seus colegas da Coreia do Sul, África do Sul e Austrália, e o secretário-geral da ONU, António Guterres.

O Reino Unido, que preside o clube este ano, também convidou a Índia, em uma clara tentativa de neutralizar a influência da China na Ásia e na África, mas seu primeiro-ministro, Narendra Modi, não viajou ao Reino Unido devido à grave situação de saúde em seu país.

O segundo dia da cúpula, que se encerra hoje (13), também ganhou um tom marcadamente diplomático, com a defesa do multilateralismo e atenção especial à China e à Rússia.

Neste contexto, os Estados Unidos anunciaram o lançamento pelo G7 de uma nova iniciativa de infraestruturas que investirá centenas de bilhões de dólares em “países de baixa e média renda”, buscando competir com a iniciativa da China das “Novas Rotas da Seda”, que consiste em grandes obras destinadas a fortalecer sua influência internacional.

Este projeto das grandes potências, denominado “Reconstruir o mundo melhor”, deve ajudar esses países a se recuperarem da pandemia, com foco no clima, na saúde, na tecnologia digital e no combate às desigualdades, anunciou a Casa Branca em comunicado. (AFP)