Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Pandemia termina apenas com 70% da população vacinada, diz OMS

A recomendação foi feita para a Europa, onde casos de mutação do vírus são preocupantes

31 de Maio de 2021 às 11:27
AFP
Vacina funciona bem contra as mutações do coronavírus, segundo a OMS. (Crédito: CARL COURT / AFP)

A pandemia de Covid-19 não poderá ser superada antes de que pelo menos 70% da população esteja vacinada, alertou o diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa.

"A pandemia terminará quando atingirmos a cobertura mínima de 70% de vacinação", disse o diretor da OMS para a Europa, Hans Kluge, que lamentou o percentual de vacinação "muito baixo" na Europa.

As novas variantes do novo coronavírus detectadas na região, inclusive a indiana, preocupam o braço regional da organização.

"Sabemos, por exemplo, que a (variante) B.1617 (identificada inicialmente na Índia) é mais contagiosa que a B.117 (identificada no Reino Unido), que já era mais contagiosa que a cepa precedente", explicou Kluge, em entrevista.

Para deixar uma nota de otimismo, o especialista deixou claro que as vacinas funcionam bem no momento contra essas mutações.

É preciso, no entanto, acelerar o ritmo de vacinação. "Em uma pandemia, a rapidez é essencial", frisou. Esta pandemia está durando "mais do que o previsto", advertiu.