Buscar no Cruzeiro

Buscar

Israel

EUA E UE suspendem voos para Israel

14 de Maio de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Conflitos acontecem desde segunda e já deixam mais de 100 mortos.
Conflitos acontecem desde segunda e já deixam mais de 100 mortos. (Crédito: MOHAMMED ABED / AFP)

O aumento da violência em Israel e na Faixa de Gaza levou ao cancelamento de voos vindos da Europa. Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Espanha deixaram de voar para Tel-Aviv desde a quarta-feira, (12), em um momento no qual Israel reabre suas portas ao turismo em meio ao sucesso da vacinação contra a Covid-19. O turismo é uma das principais fontes de receita no país.

Na terça-feira (11), Israel chegou a fechar o Aeroporto Internacional David Ben Gurion depois de foguetes do Hamas terem sido disparados na direção do terminal. Hoje (ontem), o aeroporto foi novamente alvo do grupo palestino.

Os voos que pousariam em Tel-Aviv foram desviados para o Aeroporto de Ramon, no sul do país. A companhia israelense El Al confirmou que transferiu a maior parte da operação para Ramon.

Com uma das maiores taxas de vacinação do mundo e com a pandemia sob controle, Israel se preparava para voltar a receber turistas no verão. O país conta com um sistema de ‘passaporte de vacinação‘ para entrada em restaurantes, bares, museus e sítios históricos. O turismo religioso é um dos atrativos do país.

Conflito

Israel anunciou que mobilizou mais tropas na fronteira com Gaza e convocou 9 mil reservistas, dando indícios de uma invasão terrestre do território palestino governado pelo Hamas. Segundo os militares israelenses, peças de artilharia, tanques e aviões realizaram ontem uma operação conjunta contra o enclave, com pelo menos quatro brigadas prontas para entrar ação.

Desde segunda-feira, quando começou o conflito, quase 1,6 mil foguetes haviam sido lançados de Gaza pelo Hamas e pela Jihad Islâmica, outro grupo militante palestino. Sete israelenses morreram. A resposta veio pelo ar, com bombardeios pesados, e por terra, com disparos de peças de artilharia. Segundo autoridades palestinas, os ataques deixaram 109 mortos, incluindo 27 crianças, e mais de 600 feridos. (Da Redação com Agência Estado e AFP)