Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19

Rede vai resgatar corpos no rio Ganges

13 de Maio de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Falta de recursos e crematórios lotados seria motivo para descarte de corpos no rio.
Falta de recursos e crematórios lotados seriam motivos para descarte de corpos no rio. (Crédito: JALEES ANDRABI / AFP)

A autoridades do norte da Índia informaram que estenderam uma rede no rio Ganges, depois da descoberta de dezenas de corpos encalhados, os quais seriam de vítimas da Covid-19.

O ministro de Recursos Hídricos do estado de Bihar (nordeste), Sanjay Kumar, anunciou no Twitter, ontem, que uma “rede” foi colocada no Ganges, na fronteira com o estado de Uttar Pradesh. As patrulhas foram intensificadas nesta região.

A descoberta de 71 corpos no estado de Bihar reavivou os temores de que o vírus esteja devastando o interior rural da Índia, onde vivem dois terços da população.

O governo estadual “tratou da infeliz questão dos restos mortais flutuantes” nas águas do Ganges, acrescentou Sanjay Kumar, que disse lamentar “a tragédia e os danos causados ao rio Ganges”.

De acordo com o ministro, as necropsias revelaram que as vítimas estavam mortas há quatro, ou cinco, dias.

Segundo moradores ouvidos pela AFP, os corpos podem ter sido abandonados no rio, sagrado para os hindus, por familiares que não tinham recursos para comprar a madeira necessária para as cremações tradicionais. Outro motivo apontado pelos entrevistados foi a falta de espaço nos crematórios, assoberbados devido ao grande número de mortes por Covid-19.

Vacinas

Diretor assistente da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Jarbas Barbosa afirmou ontem que a entidade negocia com a Índia a liberação “ao menos parcial” de vacinas para distribuição regional pela Iniciativa Covax. Ele lembrou que o país, diante da forte alta nos casos da doença, tem vetado exportações dos imunizantes e priorizado a população local. (Da Redação com AFP e Estadão Conteúdo)