Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação

Índia abre vacinação a todos os adultos

02 de Maio de 2021 às 00:01
AFP
País registrou ontem 3.523 mortes no período de 24 horas.
País registrou ontem 3.523 mortes no período de 24 horas. (Crédito: MANJUNATH KIRAN / AFP (1/5/2021))

A Índia anunciou ontem mais de 400 mil novos casos de Covid-19 em 24 horas, um recorde mundial, no momento em que o país pretende abrir a vacinação para seus quase 600 milhões de adultos, apesar da escassez de fármacos.

No epicentro da pandemia, juntamente com o Brasil, a Índia registrou 401.993 novos contágios nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde. Em abril, o país de 1,3 bilhão de habitantes contabilizou quase sete milhões de casos.

As 3.523 novas mortes anunciadas ontem elevam a 211.853 o balanço de vítimas fatais na Índia, mas especialistas destacam que os números reais são superiores.

Apesar de a vacinação ter sido liberada para todos os adultos, vários Estados, como Maharashtra e Nova Délhi, já alertaram para a falta de doses e temem que a campanha possa provocar disputas administrativas, confusão nos preços e problemas técnicos.

Até o momento, 150 milhões de vacinas foram aplicadas na Índia, o que representa 11,5% da população, e quase 25 milhões de habitantes receberam as duas doses.

“As filas de espera aqui são enormes e as pessoas não param de brigar”, declarou Jayanti Vasant em um centro de imunização de Mumbai.

A ajuda internacional prometida por mais de 40 países começou a chegar esta semana à Índia, onde os hospitais à beira do colapso precisam de leitos, oxigênio e medicamentos.

Para tentar diagnosticar os serviços sanitários, as autoridades de Nova Déli anunciaram que prorrogariam em uma semana o confinamento da cidade, que devia terminar amanhã.

O médico conselheiro da Presidência dos Estados Unidos, Anthony Fauci, recomendou a adoção imediata de um confinamento nacional de várias semanas, embora o governo indiano seja reticente.

“Ninguém gosta de ver um país confinado [...] mas se o fizessem unicamente por algumas semanas, poderiam ter um impacto significativo na dinâmica da epidemia”, declarou Fauci em entrevista à imprensa indiana. (AFP)