Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19

Cepa indiana é encontrada em vários locais da União Europeia

01 de Maio de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
(Crédito: Jornal da USP)

No momento em que a Europa flexibiliza as restrições de movimento e ensaia uma retomada das atividades econômicas, os primeiros casos da variante indiana do vírus começam a aparecer em vários países. Ontem, Alemanha, Itália, Romênia e República Checa confirmaram contaminações com a nova cepa. Espanha e Portugal já haviam relatado infecções na quarta-feira.

“Temos casos isolados na Alemanha”, confirmou ontem Lothar Wieler, diretor da agência de doenças infecciosas do Instituto Robert Koch, sobre a cepa B.1.617. A variante é conhecida como “duplo mutante” -- ela contém mutações encontradas na cepa identificada na Califórnia, no início do ano, e na da África do Sul.

De acordo com dados do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC), Bélgica, Irlanda, Holanda, Suíça e Reino Unido também relataram casos da variante indiana.

O maior temor das autoridades sanitárias é que a variante indiana consiga driblar a imunização das vacinas. Ontem, a direção do Hospital Sir Ganga Ram, de Nova Délhi, disse que 37 médicos, que haviam sido vacinados com duas doses, já contraíram Covid este mês. (Estadão Conteúdo)