Buscar no Cruzeiro

Buscar

Doação

Greta Thunberg doa dinheiro para combater desigualdade na vacinação

Ativista sueca doará 100 mil euros ao sistema Covax, como parte do esforço mundial para acesso igualitário ao imunizante contra a Covid-19

19 de Abril de 2021 às 15:10
Cruzeiro do Sul [email protected]
Segundo Greta, a desigualdade vacinal é uma "tragédia".
Segundo Greta, a desigualdade vacinal é uma "tragédia". (Crédito: Reprodução Instagram / @gretathunberg)

 A fundação de Greta Thunberg doará 100 mil euros ao sistema Covax para combater a tragédia da desigualdade vacinal contra a pandemia, denunciada pela jovem ativista sueca.

O valor será pago à fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e será destinado a compras de vacinas contra a Covid-19, como parte do esforço mundial para um acesso igualitário ao imunizante para as pessoas que estejam mais em risco, anunciou a OMS em um comunicado nesta segunda-feira (19).

Segundo Greta, a desigualdade vacinal é uma "tragédia". - Reprodução Instagram / @gretathunberg
Crédito: Reprodução Instagram / @gretathunberg / Descrição: Segundo Greta, a desigualdade vacinal é uma "tragédia".

"A comunidade internacional deve fazer mais para amenizar a tragédia que é a desigualdade vacinal", denunciou a jovem, citada no comunicado, antes de participar de uma coletiva de imprensa com o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

"Temos ferramentas ao nosso alcance para corrigir o enorme desequilíbrio que existe hoje no mundo no combate à Covid-19. Assim como com a mudança climática, devemos ajudar os mais vulneráveis em primeiro lugar", destacou Greta Thunberg, que se tornou uma estrela do combate à mudança climática depois de lançar um movimento de greves escolares para exigir mais ações contra o aquecimento global por parte dos Estados.

O sistema Covax é uma associação pública-privada entre a OMS, a Aliança de Vacinas (GAVI) e a Coalizão para as Inovações no Preparo para Epidemias (CEPI) para garantir uma distribuição igualitária do imunizante contra a Covid-19, especialmente em 92 países pobres.

"Incentivo a comunidade mundial a seguir o exemplo de Greta e fazer o que puder, em apoio ao Covax, para proteger os mais vulneráveis desta pandemia", insistiu o secretário-geral da OMS.
Tedros denunciou que em alguns países ricos, um quarto da população já está vacinada contra a doença enquanto nos países pobres essa proporção é de uma a cada 500 pessoas. (AFP)