Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Estudantes podem entrar nos EUA

28 de Abril de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
Estudantes e acadêmicos brasileiros podem solicitar a entrada no país.
Estudantes e acadêmicos brasileiros podem solicitar a entrada no país. (Crédito: Pixabay )

Os Estados Unidos incluíram estudantes e acadêmicos brasileiros e de outros três países na lista de viajantes estrangeiros que podem solicitar a entrada no país, apesar das restrições impostas para conter o avanço da pandemia de Covid-19.

A mudança é uma resposta a reivindicações persistentes de universidades americanas, que dependem financeiramente de estudantes estrangeiros, principalmente da China, país de origem de mais de um terço do total de universitários nos EUA.

A nova determinação adiciona exceções à proibição absoluta estabelecida pelo governo, mas não permite a entrada imediata dos viajantes. O grupo beneficiado, composto por pessoas em busca de serviços de saúde, jornalistas, estudantes e alguns acadêmicos, deverá solicitar uma Exceção de Interesse Nacional (NIE, na sigla em inglês). Só poderá solicitar o NIE quem estiver matriculado em um programa com início a partir de agosto

Os solicitantes não poderão entrar nos EUA mais de um mês antes do início do semestre letivo e permanecerão sujeitos à exigência de apresentar um teste negativo para Covid-19. Além de China, Irã, Brasil e África do Sul, podem fazer a solicitação pessoas que residam no Reino Unido, na Irlanda e na região do Tratado de Schengen, o espaço comum europeu. (Estadão Conteúdo)