Buscar no Cruzeiro

Buscar

Indonésia

Indonésia localiza objeto que seria de submarino desaparecido

24 de Abril de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
Marinha da Indonésia.
Marinha da Indonésia. (Crédito: SONNY TUMBELAKA / AFP (23/4/2021))

Aviões de resgate e navios que vasculham o mar ao norte da ilha de Bali encontraram ontem um objeto flutuante com “alta força magnética”. Segundo Yudo Margono, chefe do Estado-Maior da Marinha, ainda não se sabe se o objeto pertence à embarcação, que desapareceu com 53 tripulantes.

O resgate atingiu ontem uma fase crucial em razão do fornecimento limitado de oxigênio a bordo, que segundo autoridades locais deve durar apenas até hoje. Uma busca aérea também detectou um vazamento de óleo próximo ao local onde o submarino submergiu, algo que, segundo a Marinha da Indonésia, pode indicar danos à embarcação ou ser um sinal da tripulação.

O submarino movido a diesel pode suportar uma profundidade de até 500 metros, além disso pode ser fatal, segundo explicou um porta-voz da Marinha. O Mar de Bali, onde o contato com o KRI Nanggala-402 foi perdido, na quarta-feira, pode atingir profundidades de mais de 1.500 metros. O submarino participaria de manobras que incluíam lançamento de torpedos. (Estadão Conteúdo)