Buscar no Cruzeiro

Buscar

Migração

Presidente do México diz que migração 'não se resolve com medidas coercitivas'

López Obrador pediu para "ordenar os fluxos migratórios" com "humanismo"

22 de Abril de 2021 às 15:07
AFP
López Obrador, de 65 anos, presidente do méxico. Crédito da Foto: AFP / Ronaldo SCHEMIDT
López Obrador, de 65 anos, presidente do méxico. Crédito da Foto: AFP / Ronaldo SCHEMIDT (Crédito: AFP / Ronaldo SCHEMIDT)

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, aproveitou nesta quinta-feira (22) a cúpula sobre a mudança climática organizada pelos Estados Unidos para dizer ao seu par Joe Biden que a força não resolverá o problema da migração em massa.

López Obrador declarou que os migrantes que buscam uma vida melhor são "seres excepcionais" e pediu para "ordenar os fluxos migratórios" com "humanismo". "O fenômeno migratório, como todos sabemos, não é resolvido com medidas coercitivas e sim com justiça e bem-estar", enfatizou.

O presidente mexicano, que em 2019 endureceu o controle militar em seu território para conter a migração ilegal, sob a ameaça de sanções comerciais de Washington durante o mandato de Donald Trump, acrescentou que o "desejo de superação do migrante" é fundamental no desenvolvimento das nações.

O discurso de López Obrador serviu para propor a Biden o financiamento de um plano de reflorestamento que contempla plantar 3 bilhões de árvores na região sudeste do México e nos países da América Central e que poderia gerar 1,2 milhão de empregos, de acordo com o presidente mexicano.

"Nos comprometemos a ajudar na organização produtiva e social e você, presidente Biden, poderia financiar o programa 'Semeando Vida' na Guatemala, Honduras e El Salvador", acrescentou.

A proposta mexicana contempla também que o governo americano conceda vistos de trabalho e até de residência ou dupla nacionalidade às pessoas que participarem por três anos ou mais do plano de reflorestamento.

López Obrador argumentou que no México o programa "Semeando Vida" forneceu trabalho a 450.000 agricultores, com um salário de 252 dólares mensais, e que já plantou 700 milhões de plantas.

O governo mexicano anunciou na quarta-feira que vai fortalecer sua estratégia migratória na fronteira sul centrando-se na atenção aos menores de idade, incluindo a instalação de refúgios para abrigá-los.

As novas políticas migratórias implementadas pelo governo de Biden dispararam o número de migrantes sem documentos, majoritariamente centro-americanos, que buscam entrar nesse país atravessando o território mexicano.

Convencidos de que receberão um tratamento "mais humano" após as políticas draconianas do ex-presidente Donald Trump, centenas de milhares de migrantes se lançaram na fronteira, entre eles muitas crianças.

As detenções de migrantes sem documentos nos Estados Unidos dispararam 71% em março, chegando a 172.300, enquanto o número de menores não acompanhados dobrou para quase 19.000, segundo dados oficiais do país.