Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Setor de serviços volta a crescer após 2 meses

13 de Março de 2026 às 22:12
Cruzeiro do Sul [email protected]
Informação e comunicação tiveram avanço de 1%
Informação e comunicação tiveram avanço de 1% (Crédito: MARCELO CAMARGO / ARQUIVO CRUZEIRO DO SUL)

O volume de serviços prestados no Brasil voltou a crescer depois de dois meses e fechou janeiro com variação positiva de 0,3%. Com esse resultado, o segmento, que inclui atividades como transporte, turismo, restaurantes, salão de beleza, internet e tecnologia da informação (TI), alcança o ponto mais alto já registrado, igualando os recordes de outubro e novembro de 2025.

A alta de janeiro ocorre após recuo de 0,2% em dezembro e variação nula (0%) de novembro. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, explica que o IBGE classifica o crescimento de 0,3% no mês como “variação positiva”, por não representar um crescimento significativo.

O desempenho de janeiro representa alta de 3,3% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em 12 meses, o setor acumula expansão de 3%.

Três grupos apresentaram crescimento na passagem de dezembro para janeiro: outros serviços (3,7%), informação e comunicação (1%) e transportes (0,4%). Os serviços profissionais, administrativos e complementares ficaram estáveis (0,0%). A única taxa negativa ficou com os serviços prestados às famílias (-1,2%). (Agência Brasil e Estadão Conteúdo)