IBC-BR
Índice do BC mostra recuo de 0,2% na economia em dezembro
A atividade econômica brasileira recuou 0,2% em dezembro na comparação com novembro, considerando os dados dessazonalizados (ajustados para o período), de acordo com informações divulgadas quinta-feira (19) pelo Banco Central (BC). Em relação a dezembro de 2024, houve alta de 3,1%, sem ajuste para o período, já que a comparação é entre meses iguais.
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) subiu 2,5% no ano passado em relação ao período anterior. As altas foram de 13,1% na agropecuária, 1,5% na indústria e 2,1% em serviços. O IBC-Br excluindo a agropecuária subiu 1,8% no ano.
No trimestre encerrado em dezembro ante o trimestre terminado em setembro de 2025, o índice apresentou alta de 0,4%.
O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica do País e incorpora informações sobre o nível de atividade de setores da economia — indústria, comércio e serviços e agropecuária —, além do volume de impostos. O índice ajuda o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic, definida atualmente em 15% ao ano.
Divulgado mensalmente, o IBC-Br emprega metodologia diferente da utilizada para medir o Produto Interno Bruto (PIB), que é o indicador oficial da economia brasileira divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O PIB oficial de 2025 deve ser publicado em março. (Da Redação, com informações da Agência Brasil)