Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pesquisa

Bancos esperam corte de 0,5 p.p. na taxa Selic

Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Febraban ouviu 21 bancos

18 de Fevereiro de 2026 às 22:17
Cruzeiro do Sul [email protected]
Juros básicos devem ficar abaixo de 12,25% ao ano em dezembro
Juros básicos devem ficar abaixo de 12,25% ao ano em dezembro (Crédito: ARQUIVO / JCS)

 

Após a reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central de janeiro, os bancos brasileiros avaliam que o Copom irá cortar a taxa básica de juros (Selic) em 0,50 ponto percentual em março, seguindo com este ritmo de cortes nas próximas reuniões. Além disso, pouco mais de 60% dos participantes acreditam que os juros básicos devem ficar abaixo de 12,25% ao ano em dezembro, nível inferior ao da atual expectativa trazida pelo Boletim Focus, do Banco Central.

É o que aponta a Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Febraban, que ouviu 21 bancos entre 03 e 09 de fevereiro. Para a maioria dos participantes (76,2%) foi adequada a decisão do Copom de manter os juros inalterados em janeiro e já sinalizar o início do ciclo de flexibilização em março.

A pesquisa, realizada de 45 em 45 dias, logo após a divulgação da ata da última reunião do Copom, revela ainda uma elevação na expectativa de crescimento da carteira de crédito total em 2026, que subiu de 8,2%, na pesquisa de dezembro, para 8,4% na pesquisa atual. Em linha com os números recentes do segmento, o levantamento mantém a tendência de desaceleração gradual do mercado de crédito — em 2025, a expansão do saldo situou-se na faixa de dois dígitos (10,2%). (Da Redação, com informações da Agência Brasil)