Comércio
Alta no varejo interrompe 4 meses de perdas
A alta de 0,2% no comércio varejista brasileiro em agosto ante julho interrompeu uma sequência de quatro meses seguidos de resultados negativos no varejo. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com agosto de 2024, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 0,4% em agosto de 2025.
Segundo Cristiano Santos, gerente da pesquisa do IBGE, a expansão do varejo em agosto recupera apenas pequena parte da perda de 0,9% acumulada entre abril e julho. “A diferença de patamar para março foi de -0,7% agora em agosto”, calculou Santos. O varejo alcançou o pico histórico de vendas em março de 2025.
Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção, de veículos e de atacado alimentício, as vendas subiram 0,9% em agosto ante julho, na série com ajuste sazonal. Na comparação com agosto de 2024, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram baixa de 2,1% em agosto. (Estadão Conteúdo)