Previdência
INSS suspende contrato com a financeira Crefisa
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu, cautelarmente, o contrato com a operadora financeira Crefisa. Anunciada ontem (21), a decisão foi motivada por repetidas reclamações de aposentados e pensionistas que recebem seus benefícios previdenciários por intermédio da empresa.
Por ser medida cautelar, a suspensão se aplica aos novos pagamentos de benefícios, medida que o instituto considera “necessária para cessar as irregularidades e salvaguardar o interesse público até a conclusão definitiva dos processos de apuração”.
Segundo o INSS, entre as queixas mais frequentemente apresentadas à ouvidoria do próprio instituto, na plataforma Fala.BR, e a Procons, há indícios de que a Crefisa não só dificulta ou impede o saque integral dos valores recebidos, como a coação para a abertura de contas e a venda casada de produtos.
A Crefisa respondeu ter sido surpreendida pela decisão e que não foi prévia nem formalmente comunicada. A operadora afirma que não praticou qualquer irregularidade e que cumpre integralmente as cláusulas do contrato de prestação de serviços assinado com o INSS. A operadora informou que atende a mais de 1 milhão de aposentados e pensionistas do Regime Geral da Previdência Social (RGPS). (Agência Brasil)