Buscar no Cruzeiro

Buscar

Desaceleração

FGV: economia cresce 0,5% no 2º trimestre

18 de Agosto de 2025 às 22:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
Juros altos provocam desaceleração no crescimento do PIB
Juros altos provocam desaceleração no crescimento do PIB (Crédito: MARCELLO CASAL JR / ARQUIVO AGÊNCIA BRASIL)

A economia brasileira cresceu 0,5% na passagem do primeiro para o segundo trimestre. O resultado mostra desaceleração, uma vez que, no primeiro trimestre, a alta tinha sido de 1,3%. As estimativas são do Monitor do Produto Interno Bruto (PIB), estudo mensal do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgado ontem (18).

O levantamento apresenta estimativas sobre o comportamento do Produto Interno Bruto (PIB) e serve como prévia do dado oficial, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na passagem de maio para junho, houve expansão também de 0,5%, segundo a FGV. Esses dados são dessazonalizados, ou seja, foram excluídas variações típicas da época do ano, para que efeitos do calendário (por exemplo, diferença no número de dias úteis) não distorçam a comparação entre períodos diferentes.

Juliana Trece, economista do Ibre, explicou que o crescimento do segundo trimestre se deve aos desempenhos dos setores de serviços e da indústria. Segundo Juliana, a “relevante desaceleração” no segundo trimestre pode ser atribuída tanto por não ter havido a forte contribuição positiva da agropecuária que houve no primeiro trimestre, quanto pelo “efeito defasado do elevado patamar dos juros na atividade econômica”. (Agência Brasil)