Dados do IBGE
Produção industrial cai 0,5% em maio ante abril
No acumulado de 12 meses, resultado permanece positivo, em 2,8%
A produção industrial caiu 0,5% em maio ante abril, na série com ajuste sazonal, depois de ter recuado 0,2% de março para abril, divulgou ontem (2) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a maio de 2024, a produção teve alta de 3,3%. No acumulado do ano, que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior, a indústria teve uma alta de 1,8%. No acumulado em 12 meses, a produção subiu 2,8%.
Segundo o gerente da pesquisa, André Macedo, os resultados de abril e maio atuam como uma devolução do crescimento mais intenso dos três primeiros meses do ano, período que chegou a acumular 1,5% na comparação com o patamar de dezembro de 2024.
O analista do IBGE aponta que a queda da indústria nos últimos meses tem a ver com os aumentos dos juros no País desde setembro.
“É claro que isso traz reflexos para o setor industrial à medida em que há encarecimento do crédito. Por parte das famílias, as decisões sobre o adiamento de consumo [também pesam]. Pode haver adiamento de investimento por parte das empresas”, salienta.
Macedo ressalta que esse cenário contracionista contrasta com outros dados positivos da economia, como o mercado de trabalho favorável e desocupação em baixa, recorde no rendimento do trabalhador e melhora de índices inflacionários. (Estadão Conteúdo e Agência Brasil)