Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cobrança do Imposto

Câmara aprova urgência para sustar decreto do IOF

17 de Junho de 2025 às 21:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
Motta: deputados são contra elevar impostos
Motta: deputados são contra elevar impostos (Crédito: LULA MARQUES / ARQUIVO ABR )

Por 346 votos favoráveis e 97 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou, na noite de segunda-feira (16), o regime de urgência para a votação do projeto de decreto legislativo que anula os efeitos do decreto do governo federal que aumenta a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), proposto sob o argumento de promover um ajuste fiscal. Apenas o regime de urgência foi aprovado pelos líderes. Não há uma data definida para a votação do mérito da proposta.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse na segunda que mantém conversas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, “demonstrando que na Casa e nos partidos há um esgotamento de medidas que vêm a procurar aumentar a arrecadação exclusivamente com o aumento de impostos”.

Em 22 de maio, o governo anunciou o bloqueio e o contingenciamento de R$ 31,3 bilhões do Orçamento. A medida veio acompanhada de alterações na cobrança do IOF. Houve forte reação de setores produtivos e da oposição. No dia seguinte, o governo recuou e revogou o aumento do IOF sobre investimentos de fundos no exterior. Depois, em meio ao impasse, no dia 11 deste mês o governo apresentou um novo decreto e uma medida provisória (MP) que compensava parte do que seria arrecadado com o IOF. (Estadão Conteúdo)